Iluminação - Sara Oleiro Arquitetura e Interiores

Iluminação

a poética e a funcionalidade da luz

Já percebeu que a iluminação adequada, ressalta a beleza dos espaços? Seja ela estritamente funcional ou decorativa, este projeto merece uma atenção especial. Vem com a gente para entender tudo sobre o assunto!

A iluminação dos ambientes, tanto a natural quanto a projetada, são capazes de potencializar o projeto arquitetônico e decorativo. O projeto de iluminação dá aquele toque especial nos ambientes, ressaltando a beleza de certos elementos e trazendo elegância, aconchego e beleza aos espaços. Muitas vezes gostamos muito de certos lugares e nem sempre sabemos de fato o porquê, simplesmente te traz boas sensações e isto é um atributo direto da iluminação.

 @rekailuminação

A iluminação natural é sempre desejada e bem vinda! Sempre que possível, é interessante deixar a luz do sol entrar nos ambientes internos. Além de saudável, é uma luz bacana que faz com que diminua a necessidade de utilizar todas as iluminações projetadas durante o dia.

Além de gerar sensações e deixar o ambiente confortável visualmente, podemos tirar partido da plástica das luminárias. Estas fazem parte da decoração e são escolhidas de acordo com a funcionalidade, estilo e gosto de cada cliente.

Aqui temos alguns destaques da loja @wentz.design , um de nossos parceiros na hora de projetar!

@flos em Milão:

       

lâmpadas

A escolha das lâmpadas também são decisões importantes, como: eficiência, fator de luminância adequada e a escolha da cor (brancas ou amarelas) que influenciam nos efeitos visuais desejados.

Por via de regra, usamos lâmpadas brancas para ambientes que necessitam de foco e atenção, pois segundo estudos apontam, as tonalidades das luzes causam efeitos no nosso relógio biológico e isso tem tudo a ver com o ciclo solar natural. Por exemplo: tons amarelados como no pôr do sol despertam sensações de relaxamento, pois estamos finalizando o dia e nosso cérebro entende esta informação. Já as luzes brancas, remetem-se à iluminação do sol da manhã e meio-dia que são os horários que nosso corpo entende que precisa estar mais desperto e ativo. Traduzir estas informações no projeto luminotécnico é primordial para se estabelecer conforto e bem estar de acordo com as funções de cada ambiente.

Sendo assim, banheiros, cozinhas, áreas de serviços, escritórios e locais de trabalho, deve-se usar as lâmpadas brancas. Já ambientes como sala, quarto e lugares associados à lazer e descanso, deve-se usar as luzes amarelas que trazem aconchego e tranquilidade.

@itens_

Contratar um profissional para fazer este projeto, é de extrema importância, pois além dessas questões de tonalidades da luz, há estudos para se estabelecer o tipo de iluminação e a função desta. Por exemplo, temos três tipos de iluminação: direta, indireta e difusa. Cada uma atende à uma função e necessidade diferente.

Qual tipo de iluminação é a melhor?

Isso vai depender do projeto arquitetônico, demandas e composição visual desejada. Para isso precisamos entender as diferenças entre cada uma delas:

Direta

É a luz que incide diretamente sobre uma superfície. Exemplo: luminárias de mesa iluminando uma escrivaninha, ou uma iluminação sobre um quadro ou objeto decorativo que merece um destaque especial.

@lumini_

Indireta

A luz incide sobre uma superfície e reflete iluminando o espaço. Os exemplos mais usuais são através dos forros de gesso e de nichos de marcenaria.

Difusa

É a iluminação que proporciona uniformidade de luz em todo o ambiente. Exemplos: iluminação geral de banheiros, escritórios, cozinhas.

Na nossa dinâmica de trabalho aqui no escritório, nós primeiramente propomos uma iluminação básica já no estudo preliminar através de abajures, luminárias de piso e pendentes mais significativos, em seguida na etapa de anteprojeto, através das imagens 3Ds desenvolvemos a iluminação que desejamos e mostramos aos nossos clientes para aprovação. As imagens 3Ds são grandes aliadas de projeto neste momento, pois através delas é possível visualizar os efeitos da iluminação proposta e avaliar junto aos clientes se está atendendo as expectativas e funcionalidades exigidas no projeto. Após aprovação, levamos aos nossos parceiros fornecedores de iluminação, o projeto e através de várias conversas e alinhamentos, finalizamos o projeto já propondo todas as luminárias e lâmpadas.

Aqui temos alguns  projetos do escritório Sara Oleiro com destaque na iluminação