Cores & Efeitos - Sara Oleiro Arquitetura e Interiores

Cores & Efeitos

Você já reparou que as cores mudam completamente a percepção dos ambientes, resgatando memórias e propiciando sensações? As cores na arquitetura e decoração fazem parte do conceito do Design Afetivo, que fala justamente de como nós nos relacionamos com os ambientes.

Pois é, as cores e seu papel fundamental na vida das pessoas, fazem parte da nossa sensação de bem-estar, principalmente dentro dos nossos lares. O design afetivo a partir da escolha das cores, das texturas e da luz, concebe ambientes aconchegantes e belos. Os tons que iremos destacar neste post, são aqueles que nunca saem de moda, os terrosos, os azuis e os tons de verde.

A moda e o design andam de mãos dadas,  já percebeu que as tendências lançadas na moda são análogas às tendências da arquitetura e do design de interiores?

Aqui temos alguns exemplos de como estes universos se relacionam com a natureza:

Tons Terrosos

Os tons terrosos possuem forte referência nas cores da natureza, como a terra, areia, folhas secas, algumas espécies de flores e  madeira. Essas cores por possuírem forte relação com a natureza, nos remetem sensações de acolhimento muito intensas.

Azul

A cor do céu e do mar, nos traz a sensação de segurança, positividade e confiança. Presente em animais exóticos, esta cor vem sempre sendo reinventada em diversas tonalidades lindíssimas.

“Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas,

e a cor que escorre de meus dedos colore as areias desertas.” Cecília Meireles

Verde

Cor das árvores e da tranquilidade. Uma das primeiras cores à se lembrar quando se fala em bem-estar e saúde. Os tons de verde, assim como o azul, também a cada ano vem se tornando uma paleta ampla cheia de novidades.

Forte referência da natureza, traz lembranças de um passado bucólico e conectado com a terra.