Consultório Jesuíno
Logo ao entrar, a surpresa: amplo, iluminado e tomado pela beleza de objetos de arte e design, o consultório das ortodontistas é encantador. “Parece uma galeria”, é o que dizem todos que chegam.
Foi aos poucos que essa transformação aconteceu. As sócias decidiram atualizar o conjunto e o plano era fazer a reforma por partes. O projeto desenvolvido por nosso escritório de arquitetura e design iniciou pela sala de espera e lavabo, ambientes de receber os pacientes. Depois prosseguiu para as salas de atendimento. Pensando no diversificado público que frequenta o local — crianças, jovens e adultos — na personalidade multicultural das sócias e no bem-estar de quem trabalha e de quem vai ser atendido, nosso projeto foi norteado pela ideia de tornar o lugar amplo e ao mesmo tempo aconchegante. E com um toque que é identidade da dupla de profissionais: a presença da arte e do design.
Ao tornar a sala uma só, sem as divisões que antes existiam entre a recepção e estar, começou a mudança. Utilizamos a madeira como elemento central. Os painéis e as portas em freijó agregaram movimento ao ambiente. A presença dos artistas completa a alma, em sutis detalhes ou em destaque, como os móveis de Fernando Jaeger; o verde da natureza amazônica na composição fotográfica “Fragmentos”, de Anna Guilhermina; poltrona e luminárias da Carbono; prateleira Cascade da Cremme; objetos da Black Angel. No lavabo, prateleiras de Jaeger e um delicado conjunto “Palafitas”, de Alberto Pretel. A claridade natural, convidada pelos janelões amplos, e o porcelanato cimentício que colocamos no piso, adicionou uma atmosfera solar ao ambiente. Para entrar nas salas de atendimento, a escultura em metal “Time”, de Sarah Vas, demarca o tempo como um o bem que temos a desfrutar.
As próximas etapas da atualização do consultório levaram essa mesma vibração para as salas de atendimento, tornando-as mais agradáveis com o piso vinílico aplicado no lugar do mármore. As portas com aberturas em escotilha, de vidro, mais uma atração.
“Me sinto abraçada pelos elementos em todo o espaço: a luz, a arte, o acolhimento”, a ortodontista repete à sua maneira as palavras dos pacientes, admirados com forma e conteúdo da nova sala de espera. Ela concorda, ao dizer que não parece um consultório, mas “um ambiente de bem-estar”.
Ficha Técnica
Projeto: Consultório Jesuíno
Ano: 2023
Localização: Itaim – São Paulo/SP
Fotos: Maura Mello
Mobiliários | Objetos | Detalhes
Piso – Porcelanato cinza
Poltronas e luminária – Carbono Design
Carrinho, cadeiras escritório e prateleiras lavabo – Fernando Jaeger
Prateleiras Cascade – Cremme
Mesa escritório – Eero Saarinen
Móvel verde – Micasa
Objetos Decorativos – Black Angel
Conjunto Palafitas – Alberto Pretel
Quadros paisagens recepção – Moldura Minuto
Quadros escritório – Moldura Minuto
Obra “Fragmentos” recepção – Anna Guilhermina
Obra “Time” recepção – Casa Vas (Sarah Vas)
Marcenaria – Embaúba