Casa Granja Viana, SP - Sara Oleiro Arquitetura e Interiores

Casa Granja Viana, SP

Clima de casa de campo com lembranças de família

Esta casa na Granja Viana pertence a um casal cujos filhos já saíram para construir suas vidas. O casal recebe a família e amigos para encontros e comemorações. Recepcionar bem muitas pessoas e ter bastante espaço para todos foi uma das premissas que nortearam o projeto – e ainda fomos lembrados de que é importante ter lugar para mais um convidado de última hora.

A casa precisava de adequações para atender ao pedido. O imóvel instalado em meio a muita vegetação nativa dá ares de casa de campo. Usar revestimentos rústicos como lajota no piso e cimento queimado na
parede foram escolhas para ressaltar o estilo. Uma reforma no telhado foi fundamental para alterar e ajustar a iluminação. Essa mudança e a escolha de cores claras nas paredes permitiram aproveitar melhor a luz do dia e a luz artificial, que, além de iluminar a sala e o bar, destaca alguns detalhes da decoração – os proprietários possuem muitos móveis e objetos de história das famílias.

A reforma abriu os espaços fechados, organizando os objetos e móveis de uma nova forma, modificando os hábitos do dia-a-dia e aproximando os convidados da própria história da casa. Mover o lavabo para outro lugar contribuiu para ampliar ainda mais o espaço destinado ao bar e permitiu colocar adegas e cervejeiras para dentro do ambiente. Com a área mais livre, foi possível rearranjar os equipamentos de home theatre e obter mais amplitude para a sala de jantar. O reaproveitamento dos móveis levou uma antiga penteadeira de família para o lavabo, reformada e adaptada como bancada para a pia. O mesmo ambiente ganhou, ainda, uma galeria com fotos da família. A adega localizada embaixo da escada, reaproveitada, além de guardar mais garrafas de vinho, virou um mural de torcedor de futebol, com camisas, autógrafos e fotos da coleção particular do time do coração do proprietário.

A decoração projetada aproveitou os objetos comprados em viagens, lembranças queridas dos lugares visitados, dispondo-os de forma organizada e vestindo as paredes de pé-direito duplo na sala de estar.