Apartamento RC | Itaim Bibi – SP
A delicadeza do vivido: um lar que respira memórias.
O apartamento traduz o encontro entre culturas e revela uma atmosfera de afeto, verde e luz — onde cada objeto guarda uma lembrança e o design se faz gesto de acolhimento.
O novo lar deste jovem casal — ele carioca, ela paulistana — é uma tradução delicada de dois pontos de partida que se encontram em harmonia. Localizado em São Paulo, o projeto de interiores revela uma atmosfera acolhedora e luminosa, onde o design é moldado pelas histórias que o habitam.
Cada objeto carrega uma memória, uma lembrança viva. Há souvenirs que vieram de longe, peças herdadas da família e relíquias afetivas que contam mais do que o tempo: contam pertencimento. Um exemplo emblemático é a placa original da Avenida Delfim Moreira, no Leblon — uma homenagem ao Rio de Janeiro e às raízes do morador carioca.
A arquitetura original do apartamento já trazia elementos marcantes, como a estante de marcenaria em madeira caramelo que percorre toda a parede principal — estrutura que serviu de ponto de partida para o novo olhar do projeto. A missão do escritório foi revelar o potencial desse elemento existente, transformando o espaço a partir de uma curadoria sensível de mobiliário, arte e objetos soltos. Cada peça foi escolhida com precisão, em diálogo entre o olhar do escritório e o dos moradores, resultando em uma composição que é ao mesmo tempo pessoal e harmônica.
A ampla sala integra estar e jantar sob o mesmo gesto de aconchego e sofisticação. O mobiliário solto, em tons neutros e linhas puras, cria uma base serena, pontuada por nuances terrosas e acentos de cor que aquecem o olhar e trazem vitalidade. A estante de madeira, agora repaginada por essa nova curadoria, torna-se o coração do projeto: abriga livros, esculturas, arte popular, lembranças de viagens e pequenas obras de arte — um verdadeiro painel tridimensional da vida do casal.
O paisagismo, assinado em parceria com a paisagista Raquel Castanheira, envolve o apartamento com verde por todos os lados. Jardineiras generosas nas sacadas e plantas pendentes dialogam com a arquitetura e criam uma moldura natural que se estende até a varanda, com uma composição de vasos em tom de areia que se tornam o grande destaque deste ambiente, juntamente ao mobiliário atemporal, garantindo privacidade e frescor sem romper a conexão com a cidade. A presença do verde reforça a sensação de casa viva, respirando, com ritmo e pausas.
Nos ambientes íntimos, o tom muda sutilmente. A suíte principal – outro espaço que sofreu intervenção – ganha uma paleta de tons quentes e materiais naturais, que reforçam a sensação de abrigo. A nova cabeceira em tecido aveludado cinza em harmonia com o painel de marcenaria existente, em conjunto com as novas mesinhas de cabeceira em madeira clara e palhinha natural, conversam bem com o enxoval em tons terrosos e o banco que foi repaginado, ganhando um novo tecido listrado da Entreposto. Tecidos de textura macia, madeira e fibras compõem um cenário que é tanto urbano quanto sensorial — um refúgio para desacelerar.
Entre o contemporâneo e o afetivo, este lar celebra a beleza das memórias. Um espaço onde o design não se impõe, mas acolhe — e onde cada detalhe é um fragmento de história, reinventado sob a luz gentil da nova vida a dois.
Ficha Técnica
Projeto: Apartamento CR
Ano: 2025
Localização: São Paulo / SP
Fotos: Fabíula Tenório
Mobiliário | Objetos | Detalhes
Mobiliário – Estudio Bola, Made55 e Clami
Vasos e decorações – Black Angel
Almofadas – Codex
Tapete – By Kamy
Cortina – Samir Cortinas
Enxoval – Novo Estilo