Exposição Kidlat Tahimik
Nessa semana Natália Estima, dona da marca Nudo Madrid e nossa principal correspondente local, visitou a exposição “Magallanes, Marilyn, Mickey y fray Dámaso. 500 años de conquistadores RockStars” do artista Kidlat Tahimik no Palácio de Cristal, uma construção de 1887 situada no Parque Real do Bom Retiro em Madrid.
Kidlat Tahimik é um multiartista filipino, muito conhecido por suas obras que criticam a globalização e a violência colonial. Na sua atual exposição em Madrid, o artista aborda o tema da resistência indígena filipina em confronto a contaminação das culturas imperialistas importadas do continente europeu e da América do Norte.
As instalações do artista são dinâmicas. Para a produção da exposição Tahimik recorreu a materiais e artesãos locais fora dos padrões e práticas do ecossistema da arte, uma característica que também pode ser notada nos seus trabalhos audiovisuais.
De forma proposital, a exposição foi programada para acontecer no Palácio de Cristal, local histórico que sediou a Exposição das Ilhas Fillipinas em 1887.
Para conhecer mais sobre o artista Kidlat Tahimik e suas obras, uma dica é assistir aos seus filmes que estão disponíveis em plataformas digitais como a MUBI.