Cortinas - texturas e sensações - Sara Oleiro Arquitetura e Interiores

Cortinas – texturas e sensações

   

As cortinas e persianas fazem parte da decoração, além de propiciarem privacidade, proteger os mobiliários da incidência de luz direta e também ajuda a regular a luminosidade e conforto térmico do ambiente. 

Há quem prefira desde os modelos mais pesados que barram quase que totalmente a luz, e outros que tem preferência aos tecidos mais leves que permitem o ingresso da iluminação no ambiente. A escolha do tecido é primordial e ela esta etapa a decisória, já que além de fazer parte da decoração, também tem uma funcionalidade de grande importância. 

Tecidos mais pesados:  veludo, seda, algodão e linho.  

 

Tecidos mais leves:  voal e chiffon. 

Ademais a escolha do tipo de tecido, temos a possibilidade de selecionar cortinas estampadas que fazem parte dos elementos protagonistas da décor, assim como também podemos optar por modelos mais sóbrios e discretos, que deixam outros elementos chamarem mais atenção no ambiente.  

Bicolor 

 

Estampados

   

Clássico

 

Rústico

 

Translúcido 

Faz parte também, escolher o tipo de acabamento da instalação, podendo ser por trilho suíço embutido no forro ou aparente, ou através do varão que é instalado diretamente na parede. Para a segunda opção, é significativo considerar que este estará chamando certa atenção na composição da decoração e deve-se escolher com bastante critério o tipo de material e acabamento do varão. 

Trilho Suíço

Varão

Persianas