Grafite - Sara Oleiro Arquitetura e Interiores

Grafite

O grafite é uma arte urbana que reflete a crítica ou a linguagem popular, característica de locais públicos. Surgiu na década de 70, em Nova York, nos EUA.

O termo Grafite, de origem italiana “graffito” (plural “graffite”) significa a “escrita feita com carvão”.

“Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, aconteceu a segunda edição do Intramuros, o Encontro de Arte Urbana de Muros Tabacalera, em Madrid. Ao longo de três dias, artistas, gestores, pesquisadores e o público tiveram a oportunidade de refletir, conversar e compartilhar  sobre arte urbana, por meio de mesas redondas e apresentações. O projeto Muros na sua edição de 2016, a organização de projeto, a arte nas zonas rurais, o papel das mulheres neste movimento artístico-cultural e o contraste com a arte contemporânea foram os temas centrais em que o debate girou.

A participação mais criativa veio das mãos de artistas dizem Diego  e Srger: o primeiro realizado um mural de colaboração para as famílias  em que trabalhou a partir de esboços, mas deixando criação fluxo através de cores do sistema operacional, o menor eles desfrutaram como anões! Enquanto isso, Srger, dando continuidade ao “Invisible nada”, ele desenvolveu uma oficina consistente em uma excursão fotográfica  em que erros de captura e imperfeições urbanos do Lavapiés e os participantes devem incorporar, através de um pé foto, uma visão ou interpretação pessoal. Os resultados podem ser vistos na conta do Instagram @invisible_es.

 

O fechamento foi realizado fora por Suso33, que fez uma performance com luz, no qual, entre outras coisas, pago para o projeto Muros Tabacalera através de um tour de todas as intervenções realizadas em duas edições. Além disso, o público também poderia participar, contribuindo com suas próprias criações.”

Site Muros tabacalera: http://www.murostabacalera.com/intramuros-2017/

 

 

 

 

 

Os desenhos de Xguix, Guilherme Matsumoto, nascem de forma visceral, no experimento, no rabisco, no erro, e no fim se tornam personagens que abraçam a cidade com sai empatia e malícia sempre presente, com ênfase no olhar que reflete ao espectador o sentimento do personagem.

Por conta de sua vivência nas ruas através do grafite, teve contato com diversas realidades, muitas delas difíceis, surgindo uma necessidade cada vez maior de se expressar e interagir com a cidade e seus espectadores, seja para alegrar ou para abrir questionamentos em quem anda pela cidade.

Textos cedidos pelo próprio Artista Xguix: www.cargocollective.com/xguix

 O grafite do artista Xguix dá boas vindas aos amigos de Adriana. A pedido da moradora, ele criou uma gueixa em tons quentes, entre eles, o vermelho – cor preferida dela.”

Acesse o link para ver todo o projeto deste apartamento: http://saraoleiro.com.br/projetos/apto-barao-de-capanema-sp/

 

 

 

 

 

Miami Art Basel 2018

 Todo mês de dezembro, centenas de artistas se reúnem em Wynwood nas semanas anteriores à abertura das feiras de satélite da Art Basel. Com tinta spray, alguns dólares dos donos de prédios e determinação para mostrar seu brilhantismo, eles superam o trabalho do ano passado e transformam o antigo distrito de vestuário de Miami mais uma vez. Esses murais ocuparam um bairro que se atrofiou há 50 anos, quando uma greve de ferrovia cortou seus armazéns e a transformou em um local onde turistas lotados fotografavam paredes pintadas recentemente por mestres e neófitos.

O nome da feira principal, Art Basel, cresceu para abranger qualquer coisa relacionada a ele na cidade, não muito diferente das marcas Kleenex, Dumpster e Styrofoam (ou, como são conhecidas por essa semana, “mixed media”). Mas a pintura nas paredes em Wynwood preservou uma identidade separada, que, mesmo sendo cada vez mais incorporada ao mundo artístico estabelecido, mantém seus laços com a cultura de grafite de fora.

Texto no site: http://features.miaminewtimes.com/wynwood-street-art/

Junte-se ao Guia dos Melhores Grafite de Miami no Basel House 2018!

Apoiando o que nosso bairro é mais conhecido, CREATIVITY e ART, a única empresa de turismo de propriedade e operada por artistas em Wynwood está fazendo parte da BASEL HOUSE 2018! O Melhor Guia de Graffiti de Miami oferecerá uma experiência de passeio envolvente e educacional em todo o bairro, a partir das 16h durante os dias de festival. Apresentado pelos muralistas profissionais, que também fazem parte da linha de Basileia, RYAN THE WHEELBARROW e PEDRO “AMOS”! Se você quiser saber mais sobre os artistas, as histórias por trás de sua arte e fatos interessantes, o Tour Grafite é uma obrigação na casa de Basel!

Texto no site: https://www.baselhouse.com/join-the-miami-best-graffiti-guide-at-basel-house-2018/